5 DE OUTUBRO DE 2017 - O Grupo de Desenvolvimento Global do PostgreSQL anunciou hoje o lançamento do PostgreSQL 10, a versão mais recente do banco de dados de código aberto mais avançado do mundo.

Uma característica crítica das cargas de trabalho modernas é a capacidade de distribuir dados em vários nós para acesso, gerenciamento e análise mais rápidos, que também é conhecida como estratégia de "divisão e conquista". O PostgreSQL 10 inclui melhorias significativas para implementar efetivamente a estratégia de divisão e conquista, incluindo replicação lógica nativa, partição declarativa de tabelas e melhorias na funcionalidade de paralelismo de consultas.

"A nossa comunidade de desenvolvedores concentrou-se na construção de recursos que aproveitariam as modernas configurações de infraestrutura para distribuição de carga de trabalho", disse Magnus Hagander, um membro do Grupo de Desenvolvimento Global do PostgreSQL. "Funcionalidades como a replicação lógica e melhorias no paralelismo de consultas representam anos de trabalho e demonstram a dedicação continuada da comunidade para garantir a liderança do Postgres à medida que as demandas de tecnologia evoluem".

Esta versão também marca a alteração do esquema de versão do PostgreSQL para um formato "x.y". Isso significa que a próxima versão corretiva do PostgreSQL será 10.1 e a próxima versão principal será 11.

Replicação Lógica - Uma estrutura de publicação / assinatura para distribuição de dados

A replicação lógica expande as funcionalidades de replicação atuais do PostgreSQL com a capacidade de enviar modificações a nível de banco de dados ou a nível de tabela para diferentes bancos de dados do PostgreSQL. Os usuários agora podem decidir os dados a serem replicados para vários clusters de banco de dados e terão a capacidade de executar atualizações sem interrupção para as futuras versões principais do PostgreSQL.

"Temos usado fortemente o PostgreSQL desde 9.3 e estamos muito entusiasmados com a versão 10, pois traz a base para os tão esperados particionamento e replicação lógica integrada. Ele nos permitirá usar o PostgreSQL em mais serviços", disse Vladimir Borodin, DBA Chefe de Equipe na Yandex.

Particionamento Declarativo de Tabelas - Conveniência na divisão de seus dados

O particionamento de tabelas existe há anos no PostgreSQL, mas exigiu que um usuário mantenha um conjunto de regras e gatilhos não triviais para que o particionamento funcione. O PostgreSQL 10 apresenta uma sintaxe de particionamento de tabelas que permite aos usuários criarem e manterem facilmente tabelas particionadas por intervalo e lista. A adição da sintaxe de particionamento é o primeiro passo em uma série de funcionalidades planejadas para fornecer uma estrutura de particionamento robusta no PostgreSQL.

Melhor paralelismo de consulta - Conquiste rapidamente sua análise

O PostgreSQL 10 oferece um melhor suporte para consultas paralelizadas, permitindo que mais partes do processo de execução da consulta sejam paralelizadas. As melhorias incluem tipos adicionais de varredura de dados que são paralelizados, bem como otimizações quando os dados são recombinados, como preordenação. Esses aprimoramentos permitem que os resultados sejam retornados mais rapidamente.

Commit por Quórum para Replicação Síncrona - Distribua dados com confiança

O PostgreSQL 10 introduz o commit por quórum para a replicação síncrona, o que permite flexibilidade na forma como um banco de dados primário recebe confirmação de que as alterações foram gravadas com sucesso nas réplicas remotas. Um administrador agora pode especificar que, se um certo número de réplicas tiver reconhecido que uma alteração no banco de dados foi feita, os dados podem ser considerados como seguramente escritos.

"O commit por quórum para replicação síncrona no PostgreSQL 10 oferece mais opções para expandir nossa capacidade de promover infraestrutura de banco de dados, da perspectiva da aplicação, com tempo de interrupção praticamente zero. Isso nos permite implantar e atualizar continuamente nossa infraestrutura de banco de dados sem incorrer em longas janelas de manutenção", disse Curt Micol. , Engenheiro de infraestrutura pessoal na Simple Finance.

Autenticação SCRAM-SHA-256 - Proteja seu acesso a dados

O "Salted Challenge Response Authentication Mechanism" (SCRAM) definido na RFC5802 define um protocolo para melhorar armazenamento e transmissão seguros das senhas, fornecendo uma estrutura para uma negociação forte de senhas. O PostgreSQL 10 inclui o método de autenticação SCRAM-SHA-256, definido na RFC7677, para fornecer uma segurança melhor do que o atual método de autenticação de senhas baseado em MD5.

Links

Sobre o PostgreSQL

PostgreSQL é o banco de dados mais avançado do mundo, com uma comunidade global de milhares de usuários, colaboradores, empresas e organizações. O Projeto PostgreSQL baseia-se em mais de 30 anos de engenharia, iniciando na Universidade da Califórnia, Berkeley, e continua em um ritmo inigualável de desenvolvimento. Conjunto de funcionalidades maduras do PostgreSQL não só se igualam aos principais sistemas de bancos de dados proprietários, mas os supera em funcionalidades avançadas, extensibilidade, segurança e estabilidade. Saiba mais sobre o PostgreSQL e participe da nossa comunidade em PostgreSQL.org.