PostgreSQL 8.4 lançado

O Grupo de Desenvolvimento Global do PostgreSQL lançou a versão 8.4, continuando o rápido desenvolvimento do banco de dados de código aberto mais avançado do mundo. Esta versão contém várias melhorias para tornar a administração, consulta e programação de bancos de dados PostgreSQL mais fáceis do que nunca. Com 293 modificações entre novos recursos e melhorias na versão 8.4, existem agora mais motivos para escolher o PostgreSQL para o seu próximo projeto.

As mudanças mais numerosas no PostgreSQL 8.4 são ferramentas e comandos para administração e monitoramento novos ou melhorados. Cada usuário tem sua funcionalidade favorita que tornará o seu dia-a-dia com o PostgreSQL mais fácil e produtivo.

Entre as melhorias mais populares estão:

  • Restauração Paralela de Bases de Dados, aumentando a velocidade de recuperação de cópia de segurança (backup) em até 8 vezes;
  • Permissões por Coluna, permitindo um controle mais granular de dados sigilosos;
  • Suporte a Configuração Regional por Banco de Dados, tornando o PostgreSQL mais útil em ambientes com múltiplos idiomas;
  • Upgrades In-place com o pg_migrator beta, permitindo migrações da 8.3 para a 8.4 sem tirar o banco do ar por muito tempo;
  • Novas Ferramentas de Monitoramento de Consultas, dando aos administradores mais detalhes sobre a atividade das consultas.

Lista de Funcionalidades

A versão 8.4 tem um número de novas funcionalidades sem precedentes. Nós criamos páginas adicionais para catalogá-las:

Downloads

Documentação

Documentação e páginas de manual são instaladas com o PostgreSQL, mas fique à vontade para navegar, pesquisar e comentar na nossa compreensiva e interativa documentação online.

Licença

O PostgreSQL usa a licença BSD, que requer apenas que o código fonte licenciado mantenha seu direito de cópia e informação da licença. Esta licença certificada pela OSI é amplamente vista como flexível e amigável à empresas, já que ela não restringe o uso do PostgreSQL com aplicações comerciais e proprietárias. Juntamente com suporte de múltiplas empresas e propriedade pública do código, a licença BSD torna o PostgreSQL muito popular com fabricantes que querem anexar um banco de dados com seus próprios produtos sem medo de ônus financeiro, prisão à um só fabricante, ou mudanças nos termos de licenças.